Início > Artigos Raffa Cabo Frio > A TÉCNICA DROP-SET  -  R$ 0,00    

Não está tendo resultado com seus treinos de musculação? Talvez esteja faltando intensidade. Conheça a técnica drop-set, a minha técnica favorita para dar alta intensidade nos treinos. Simples e hardcore.

Autor: Tom Venuto
Traduzido por: Equipe Hipertrofia
Postado por: Raffa Cabo Frio

 

A TÉCNICA DROP-SET

Eu comecei a treinar a quase 20 anos atrás e durante esee tempo eu tive a oportunidade de experimentar diversas técnicas para aumentar a intensidade do treino. Supersets, giantsets, pré-exaustão, repetições negativas, repetições parciais, 5 séries de 5 repetições, 8 séries de 8 repetições e várias outras.  Se eu pudesse escolher apenas uma técnica de alta intensidade para hipertrofia, esta técnica com certeza seria o Drop Set. Isso mesmo – eu particularmente acredito que o drop set é a melhor técnica de alta intensidade de todos os tempos.

 

O que são drop sets e quem as inventou ?

Drop set é uma técnica simples onde você faz uma série de qualquer exercício até a falha, então diminuí a carga e continua o exercício até a falha, só que com menos peso. De acordo com a Enciclopédia do Arnold, a técnica do drop set foi originalmente “descoberta” em 1947 por Henry Atkins, editor da revista Body Culture. Atkins chamava esta técnica de “sistema multi-cargas”.

Porque os fisiculturistas amam drop sets ?

Fisiculturistas são únicos entre os atletas, pois apenas se preocupam com melhorias estéticas e não aumento de performance. É por isso que fisiculturistas preferem drop sets – porque é uma técnica voltada diretamente para o aumento muscular (hipertrofia). Você não vê muitos atletas de outras categorias usando drop sets, porque está técnica não tem como objetivo o ganho de força(ou performance).

Como a técnica drop set funciona ?

Simples, a técnica drop set funciona quebrando as fibras musculares profundamente e gerando um aumento muscular além do comum.

Vamos supor que você está fazendo rosca direta com 50kg usando uma série com 10 ou 12 repetições. A décima repetição é difícil, a décima primeira é extremamente difícil (até mesmo roubando um pouco com a lombar) e a décima segunda requer um esforço ainda superior para ser completada. Seria impossível fazer a décima terceira, pois você atingiu a falha muscular(O que já é ótimo para hipertrofia). Mas se você tirasse um pouco do peso da barra – cerca de 15% ou 20%, você poderia fazer mais repetições.

Mesmo que você atinja a falha muscular momentânea com as 12 repetições normais, você não atingiu a falha absoluta. Você só atingiu a falha muscular com aquela carga(usada nas 12 repetições). Como você pode ver, na série comum com 12 repetições você não ativa todas as fibras musculares. Você só vai recrutar o número de fibras necessárias para levantar aquela carga, com aquele número de repetições.

Ao tirar um pouco de peso e continuar com a série, você forçará o corpo a recrutar mais fibras para realizar o exercício. A técnica drop set consegue atingir as fibras musculares de forma profunda, até mesmo aquelas fibras que se recusam a ser usadas, o que causará um crescimento muscular maior se comparado com uma série clássica com 10 ou 12 repetições.

 

Participe

Indicar Voltar

Comentários

Carregando Comentários...

Adicione seu Comentário


400 caracteres restantes.

Clique no emotion para inserí-lo em seu Comentário. Quantos quiser.